[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_text]Prezados,

Com a crescente substituição da tecnologia de rádio para a rede cabeada (principalmente fibra óptica), tenho visto com cada vez mais frequência notícias de funcionários de provedores de Internet que se acidentam ao subirem em postes. Infelizmente muitos acidentes são fatais, pois a descarga elétrica, quando ocorre, é acima de 10 mil volts.

Sabemos que acidentes acontecem, porém existem diversas medidas que podemos tomar de forma a evitar o máximo possível a quantidade e a intensidade destes acidentes. O risco do funcionário se acidentar é muito maior quando ele não está preparado para o trabalho.

QUAIS SÃO AS NORMAS ELÉTRICAS NECESSÁRIAS QUE UM FUNCIONÁRIO PRECISA TER CERTIFICAÇÃO ANTES DE SUBIR NO POSTE?

1 – NR-10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE

NR-10 é a Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego  que tem por objetivo garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem com instalações e serviços em eletricidade. Esta norma abrange todas as fases da transformação de energia elétrica e todos os trabalhos realizados com eletricidade ou em suas proximidades: geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.

Para fazer download da NR-10 completa, clique aqui.

Para ler mais informações básicas sobre a norma, clique aqui.

Existem diversos cursos de NR-10 no mercado, é possível até encontrar cursos online, gratuitos e com certificado, como por exemplo este aqui.

Sinceramente eu acredito que nos cursos presenciais é possível aprender mais. O SENAI tem um curso que é bastante completo, clique aqui para acessar mais informações e veja abaixo o conteúdo programático do curso:

  1. RISCOS ELÉTRICOS: Situações de Risco; Introdução à segurança com eletricidade; Riscos em instalações e serviços com eletricidade; Riscos adicionais; Técnicas de Análise de Risco; Acidentes de origem elétrica; Medidas de controle; Medidas de Controle do Risco Elétrico; Seleção de EPI e EPC; Equipamentos de proteção coletiva; Equipamentos de proteção individual; Procedimentos para inspeção, guarda, utilização e manutenção dos equipamentos de proteção; Normas e procedimentos de segurança (2 horas); Normas Técnicas Brasileiras ABNT NBR-5410, NBR 14039 e outras; Regulamentações do MTE; Rotinas de trabalho Procedimentos; Documentação de instalações elétricas; Responsabilidades.
  2. PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS: Noções básicas; Medidas preventivas; Métodos de extinçãoPrática3.
  3. PRIMEIROS SOCORROS: Noções sobre lesões; Priorização do atendimento; Aplicação de respiração artificial; Massagem cardíaca; Técnicas para remoção e transporte de acidentados

2 – NR-35 – TRABALHO EM ALTURA

NR-35 é a Norma Regulamentadora emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego  que tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.

Para fazer download da NR-35 completa, clique aqui.

Também encontrei curso online gratuito, como este aqui.

Também recomendo um curso do SENAI, que é bastante completo. Para maiores informações, clique aqui. Veja abaixo conteúdo programático:

 

  1. NR-35: Objetivo; Campo de Aplicação; Responsabilidades; Normas relacionadas.

2. TRABALHOS EM ALTURA: Definição; Tipos; Acidentes; Fator de Queda; Riscos e Perigos; Medidas de controle.
3. DOCUMENTAÇÃO: Procedimento Operacional; Análise Preliminar de Riscos; Permissão de Trabalho; Plano de Atendimento Emergencial (PAE).
4. CONDIÇÃO IMPEDITIVA: Principais condições impeditivas; Responsabilidades.
5. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL: Seleção; Inspeção; Conservação; Limitação de uso; Utilização.
6. EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA: Sinalização de segurança; Inspeção das proteções existentes.
7. EQUIPAMENTOS COMPLEMENTARES: Cabo guia; Corda; Cabo de aço; Espera de Ancoragem.
8. SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA- NOÇÕES: Condutas; Tipos de Resgate; Síndrome da Suspensão Inerte (Primeiros Socorros)

 

SEGUEM OUTRAS DICAS IMPORTANTES PARA EVITAR ACIDENTES.

 

 

Um acidente de trabalho, fatal ou não, com um funcionário que não tenha as certificações e/ou não esteja usando os EPIs corretos pode resultar em altas indenizações trabalhistas, que podem inclusive inviabilizar seu provedor financeiramente.

TRABALHE COM SEGURANÇA!

 

 

 

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container][fusion_builder_container backgroundcolor=”no” backgroundimage=”” backgroundrepeat=”no-repeat” backgroundposition=”left top” backgroundattachment=”scroll” bordersize=”0px” bordercolor=”” borderstyle=”” paddingtop=”0px” paddingbottom=”0px” paddingleft=”0px” paddingright=”0px” menu_anchor=”” class=”” id=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_4″ last=”no” class=”” id=””][fusion_imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”none” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””] [/fusion_imageframe][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_4″ last=”no” class=”” id=””][fusion_imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”none” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””] [/fusion_imageframe][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_4″ last=”no” class=”” id=””][fusion_imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”none” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””] [/fusion_imageframe][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_4″ last=”yes” class=”” id=””][fusion_imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”none” link=”” linktarget=”_self” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””] [/fusion_imageframe][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *