[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none” last=”no” hover_type=”none” link=”” border_position=”all”][fusion_text]
O senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou nesta terça, 18, à Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFS) que se destinada a apurar, com o auxílio do Tribunal de Contas da União – TCU, o valor estimado pela Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL sobre o custo operacional associado à prestação do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC em regime público. A agência apontou que, caso o PLC 79, que muda o modelo de telecomunicações, não seja aprovado e as concessões de STFC caiam nas mãos da União a partir de 2025, haveria um custo operacional, que teria que ser coberto pelo orçamento da União, de pelo menos R$ 43 bilhões ao ano.
A observação foi feita ao final de um documento elaborado pelas Superintendências de Controle de Obrigações, de Competição e de Planejamento e Regulamentação da Anatel, por solicitação da Assessoria de Relações Institucionais da Agência (ARI, que cuida das relações com o Congresso), sobre as emendas sugeridas ao PLC 79.
O senador petista questiona que, no informe, não há nenhuma referência a fontes, critérios e base de cálculo utilizados pela Anatel para estimar o valor apontado. E finaliza: “entendemos que essas informações são fundamentais tanto para a correta avaliação da viabilidade econômica da prestação do serviço de telefonia fixa em regime público como para o dimensionamento dos reais impactos da eventual aprovação do PLC no 79, de 2016, por esta Casa.”
Conforme noticiado por TELETIME à época, a agência fez essa estimativa com base no modelo de custos das operações de telecomunicações, segregando o custo operacional apenas da parte referente ao STFC. Além da informação sobre os custos operacionais associados à prestação da telefonia fixa em regime público, o parecer da Anatel analisou as emendas apresentadas ao projeto em Plenário, ainda no ano de 2018, ponderando que nenhuma delas seria necessária ou pertinente, já estando a maior parte das questões trazidas por elas contempladas no próprio projeto ou passíveis de definição pela Anatel e pelo Poder Executivo. As áreas técnicas da Anatel recomendam, portanto, a aprovação do PLC 79/2016 na íntegra a sem emendas.
Fonte: TeleTime
[/fusion_text][fusion_separator style_type=”none” top_margin=”7%” bottom_margin=”” sep_color=”#ffffff” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” class=”” id=”” /][fusion_separator style_type=”shadow” top_margin=”0″ bottom_margin=”” sep_color=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”80%” alignment=”center” class=”” id=”” /][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_5″ layout=”1_5″ last=”no” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”3_5″ layout=”3_5″ last=”no” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][fusion_title size=”2″ content_align=”center” style_type=”none” sep_color=”” margin_top=”” margin_bottom=”” class=”” id=””]Posts Anteriores[/fusion_title][fusion_postslider layout=”posts-with-excerpt” excerpt=”35″ category=”” limit=”5″ lightbox=”yes” class=”” id=”” /][/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_5″ layout=”1_5″ last=”yes” spacing=”yes” center_content=”no” hide_on_mobile=”no” background_color=”” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” background_position=”left top” hover_type=”none” link=”” border_position=”all” border_size=”0px” border_color=”” border_style=”” padding=”” margin_top=”” margin_bottom=”” animation_type=”” animation_direction=”” animation_speed=”0.1″ animation_offset=”” class=”” id=”” min_height=””][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]