Você sabia que as tecnologia de quinta geração (5G) será uma realidade brasileira num período muito breve? E mais, a proposta do edital está aberta para sua participação!
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, no início do mês, a proposta de Edital de Licitação das faixas de radiofrequências que permitirão a implementação da tecnologia de quinta geração (5G) no Brasil.
Em suma, a Consulta Pública terá 45 dias para as contribuições da sociedade, que poderá apresentar suas sugestões também durante uma audiência pública.
Proposta do Edital
A princípio, a proposta aprovada para o Edital de Licitação buscou atingir consenso entre os membros do colegiado.
Em síntese, esta nova versão foi baseada em elementos das duas propostas anteriores, apresentadas pelos conselheiros da Anatel que foram aderidas neste novo formato.
De antemão, ela propõe a adição de mais banda, nessa que será a principal faixa para o desenvolvimento do 5G, facilitando a prestação de serviços.
Com esta medida, será possível atender de maneira mais abrangente as demandas que foram apresentadas pelo conselho, assim como prospectar crescimentos significativos na internet brasileira.
Em conformidade, ressaltamos as das Prestadoras de Pequeno Porte (PPP), que poderão fazer parte do desenvolvimento dessa nova tecnologia.
Sob o mesmo ponto de vista, com relação às possíveis interferências causadas pelo 5G na recepção da TV aberta por satélite TVRO, a proposta aprovada endereça a solução através de modelo semelhante ao adotado para a faixa de 700 MHz.
Dessa forma será feita a criação de um grupo coordenado pela Anatel e de uma entidade terceira e independente para operacionalizar a solução.
Desde já, detalhes sobre o modelo a ser adotado ainda serão definidos e levarão em consideração os testes de campo que serão realizados.
Em conclusão, a proposta se alinha com a política pública definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na Portaria 418/2020.
Chamamento Público
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou no final de Fevereiro o chamamento público nº 01/2020 – ANATEL para que as prestadoras, fabricantes ou universidades manifestem interesse em participar do evento “Espaço 5G”.
Diante do alinhamento e convergência tecnológica do país com as redes 5G, a Anatel realizará o evento “Espaço 5G” na sua sede em Brasília-DF.
A previsão de início é a data de 25/3/2020 e duração de duas semanas, com stands nos quais os principais agentes do mercado (prestadoras, fornecedores, indústria, academia) possam fazer apresentações e demonstrações práticas de algumas das novas aplicações possibilitadas pela quinta geração de comunicações móveis.
O evento também pode contar com palestras e workshops.
Fonte: Anatel.