A APRONET – Associação Catarinense de provedores de Internet – realizou uma live em sua página do Instagram que abordou pontos importantes no mercado de telecomunicações com a chegada do COVID-19 no país.
Participaram da live o Dr Alan Silva Faria e a Dra Taliny Morena Simas Krein, do escritório Silva Vitor Faria e Ribeiro Advogados, esclarecendo várias questões levantadas pelo público.
O Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, trouxe em seu artigo 3º, inciso VI, os serviços de telecomunicações e internet como atividades essenciais, cujo exercício e funcionamento devem ser resguardados.
Em conformidade, a Dra. Taliny foi clara: “…no estado de calamidade, as regras normais não se aplicam”.
Houve então um debate sobre as características não apenas comerciais, mas também o papel social que as lojas físicas e escritórios dos provedores representam.
Em síntese, o foco é ainda maior para os clientes que possuem mais dificuldades tecnológicas.
Assim, estes clientes inevitavelmente acabam tratando esses estabelecimentos muitas vezes como um verdadeiro socorro.
Sabemos que a manutenção de lojas abertas vai contra os decretos estaduais e municipais instituídos nos últimos dias.
De fato o nosso intuito não é tratar o “atendimento ao público” costumeiro, mas sim os casos de urgência.
Neste momento delicado em que o país vive, é necessário que o provedor inove suas políticas com o público.
Nesse sentido, a busca deve ser para não desamparar aqueles mais necessitados.
Listamos abaixo, algumas ideias para sua empresa inserir um suporte presencial e seguro aos clientes em caráter excepcional:
- A empresa pode divulgar, através dos diversos meios de comunicação com seus clientes, a possibilidade de agendamento prévio para atendimentos presenciais, mantendo um único funcionário à postos para emergências.
- Da mesma forma, é possível que a empresa adote o método de atendimento via interfone, para os clientes que precisam comparecer diretamente na loja.
- Um sistema delivery também pode ser uma realidade para os provedores, onde o funcionário vai até a residência do cliente para realizar o atendimento, seguindo as devidas normas de higiene e portando máquina de cartão.
Inovação é uma das grandes ações para a superação de crises!
Buscar uma comunicação mais próxima com o cliente através de avisos e instruções efetivas, será a grande chave desta empreitada.
Para mais informações, entre em contato conosco.